A Black Friday também conhecido como Sexta-Feira Negra em Portugal não é um dia qualquer de promoções. Este é um evento onde se pode encontrar as melhores promoções. Com origem nos Estados Unidos, no início dos anos 90, em Filadélfia, celebra-se no dia seguinte ao dia de Ação de Graças. Milhares de consumidores esperam ansiosamente por este dia. Esperam-se grandes filas em praticamente todas as lojas, o que não é nenhuma surpresa para o tamanho deste evento.
Black Friday em Portugal
A Black Friday em Portugal começou a popularizar-se em 2012, quando um grupo de comerciantes aderiram a ideia do modelo de vendas americano. Muitas marcas iniciaram o experimento nas lojas online e com o sucesso ampliaram o tamanho do evento nos anos seguintes. O Black Friday, em Portugal, arranca com a Black Week ou semana negra. Nesta semana, muitas lojas físicas e online, sobretudo de moda e tecnologia adiantam a temporada de compras de Natal para proporcionar grandes ofertas e descontos para os seus clientes. Associado à ideia do Black Friday, os consumidores também aderiram ao Cyber Monday. Este evento celebra o dia da tecnologia com descontos e promoções no sector da informática, eletrónica e tecnologia. E chama a atenção para compras antecipadas de Natal em muitas cidades portuguesas. Por exemplo, o Black Friday Lisboa promete dias agitados e com muitas promoções.
Este ano, a Black Week 2019 terá início no dia 25 de novembro e fim na sexta-feira, 29 de Novembro. Por cá, este dia chega com muitas ofertas de lojas muito conhecidas, como Fnac, Media Markt, Radio Popular, El Corte Ingles e Worten. Worten Black Friday, por exemplo, planeia atrair os consumidores para a venda de produtos como telemóveis, TVs, computadores portáteis, tablets, consolas, jogos e brinquedos, drones, instrumentos musicais, livros, hoverboards, relógios e muito mais. Black Friday Ikea terá ofertas atrativas para todo a casa e alegria das famílias. Black Friday corte ingles promoverá descontos em diversas marcas de luxo.
A estas, muitas outras marcas se juntarão com anúncios para a semana do Black Friday. Fnac Black Friday promete desde ofertas no espaço Apple, em gaming e livros. Além disso também se encontra boas propostas para os telemóveis, consolas, tablets, cozinhas e eletrodomésticos, TVs, instrumentos musicais e para produtos de beleza e cuidado pessoal. Ainda assim, percebemos que a grande maioria está a apostar a transmitir os anúncios das ofertas nas suas lojas online. Os sites de lojas como a Media Markt, a Fnac e a ikea, estão a propor que os seus clientes subscrevam as suas newsletters de forma a terem todas as informações sobre a Black Friday deste ano.
No entanto, chama-se também a atenção para este período do ano com o alerta deco Black Friday. Apesar da existência de boas ofertas também devemos ter em consideração os falsos descontos que podem enganar o consumidor. Para isso, a Deco – Associação de Defesa do Consumidor tem uma ferramenta que nos permite confirmar se estamos a fazer um bom negócio. A Deco criou a página Comparar Preços ajuda a perceber se os descontos anunciados no Black Friday são boas oportunidades de compras. Desse modo, os consumidores poderão fazer as suas tão desejadas compras de forma segura.